Blogs Corporativos como ferramenta de marketing para empresas

Blogs Corporativos como ferramenta de vendas para empresas

Você provavelmente já leu um ou mais blogs técnicos ou corporativos, pelo menos de tempos em tempos. Um blog corporativo, é um diário de publicações de artigos e matérias, geralmente apresentado na Web em ordem cronológica inversa. É possível até escrever seu próprio blog como especialista em sua área de atuação ou o blog do seu negócio / empresa.

O assunto, estilo e objetivos dos blogs corporativos variam muito veja dois exemplos:
Blogs Corporativos que fomentam o relacionamento e aproximação com um determinado público propondo conversas focadas em refletir sobre o cenário, notícias e novidades interagindo com um segmento ou nicho de mercado.

Blogs de empresas que tem como objetivo aumentar a autoridade da marca e a influência (sendo referência sobre o assunto) compartilhando conhecimento.
O conteúdo desses blogs é planejado de forma estratégica para ensinar, sanar dúvidas e eliminar objeções de vendas do público-alvo.
Ao educar seus nichos de mercado além de eliminar dúvidas e objeções de vendas você aumenta a percepção de valor dos produtos e serviços na cabeça dos seus clientes.

Blogs de especialistas ou focados em segmentos e nichos de mercado são excelentes ferramentas para estratégias de marketing de influência e também se mostram canais para anúncios que geram muitas conversões em estratégias de behavior marketing (marketing comportamental).

Blogs de especialistas ou blogs especializados são ótimos para realizarem a análise dos seus produtos ou serviços gerando prova social e aumentam a influência da sua marca sobre a decisão do público-alvo. Muitos blogs precisam de conteúdo de qualidade e podem publicar conteúdo da sua empresa (serviços e produtos) em formato de matérias, artigos ou tutoriais sobre seus produtos e serviços.

Se, em sua opinião, um blog sobre um assunto específico é um local ideal (embora restrito) para um conteúdo publicitário segmentado, você está certo. Ao contrário dos sites de opinião, que são basicamente revistas on-line, os blogs são um fenômeno especificamente da Web (às vezes chamados coletivamente de blogosfera). Vários mecanismos de software fazem dos blogs ferramentas de fácil utilização por colaboradores das empresas, das quais destaco:

1- Disseminação de Conteúdo: O sistema de gestão e publicação de conteúdo é versátil permite a publicação de textos, áudios, imagens e vídeos. Sistemas que facilitam o compartilhamento, ao publicar em um blog você pode compartilhar simultaneamente com outros blogs e redes sociais.

2- Downloads de Materiais Exclusivos: as empresas podem disponibilizar arquivos para download em diversos formatos (PDF, PPT, DWG, Excel, etc), com acesso livre ou com acesso restrito somente para clientes que tenham login e senha.
Uma ótima estratégia é solicitar um breve cadastro dos clientes em troca de um conteúdo especial para download assim você gera listas de email e números de whatsapp com leads qualificados.

3- Criação de Formulários: facilidade e rapidez no processo de criação de formulários de pesquisa de mercado, orçamento e cadastros em poucos minutos uma empresa pode disponibilizar formulários no próprio blog, por e-mail ou em redes sociais..

4- Integração Ferramentas de Marketing: Os processos de integração são executados em poucos cliques através de plugins o que permite a integração (conexão) com as melhores ferramentas de marketing Google Adwords, Analytics, SEO, E-mail Marketing, CRMs, Sistemas de Automação de Marketing e muitos outros.

5- Loja Virtual: Uma das principais plataformas CMS para blogs, o famoso WORDPRESS oferece diversos recursos como o plugin para e-commerce WOOCOMMERCE que permite a venda de produtos e serviços. Lembrando que a integração com o plugins de meios de pagamento online como por exemplo (Paypal, Pagseguro, Mercadopago, e tantos outros) são extremamente simples e oferecem recursos até mesmo para vendas de serviços por pagamento recorrente.

No entanto, nem tudo é perfeito no paraíso e há alguns problemas em utilizar blogs como a capacidade interna da empresa em produzir conteúdo de qualidade, mas esta situação pode ser resolvida com a contratação de redatores ou empresas especializadas em planejamento, produção de conteúdo e SEO (Otimização de Sites)

Devemos levar em consideração que existe uma enorme quantidade de blogs. É fácil criar um blog usando serviços hospedados, como o Blogger, do Google, ou o próprio WordPress que se destaca dentre todas as outras plataformas de criação de Blogs, por isso, investir tempo ou dinheiro na produção de conteúdo de qualidade é importante mas é justificado somente embasado dentro de um plano estratégico de marketing de conteúdo ou de Inbound Marketing (marketing de atração).

Por último, a maioria dos blog corporativos utiliza serviços de blogs hospedados, como o Blogger do Google, ou a versão gratuita do WordPress que oferecem hospedagem gratuita mas com recursos muito limitados e neste caso sugiro o investimento na criação de um site com blog desenvolvidos com a plataforma WordPress, a contratação de uma hospedagem específica para WordPress e um breve treinamento para capacitar o empresário e sua equipe a tirar o melhor proveito de usar um blog como ferramenta para estratégias de marketing de conteúdo, classificação e captação de leads.

Muitas pessoas lançam mão da Web como primeira forma de abordagem para encontrarem informações sobre produtos e serviços de toda espécie buscando informações que vão influenciar e ajudar na decisão de compra. Forneça informação de qualidade, ensine a sua audiência essa é a estrada mais confiável para se obter leads qualificados e clientes que realmente valem a pena.

Autor

Joaquim Fernandes é consultor de marketing com mais de 30 de experiência, sempre ajudando empresas a aumentarem suas vendas. Atuando nos últimos anos como analista de negócios sênior é responsável por estratégias de marketing dos clientes da Agência SI com foco em resultados através do método \”Marketing Simples e Inteligente\”.

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