Conceito de Produto

Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta. O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia. Um produto é a síntese do que o vendedor pretende e o consumidor percebe.

Nota: Produto é algo que as pessoas compram. Se não vende, não é produto.

As pessoas não compram produtos e sim as expectativas de seus benefícios. Em vestuário, não são os vestidos que são vendidos, mas a moda. O produto é tudo aquilo com que se acha cercado, elaborado, reforçado e que tem o poder de afetar a escolha do consumidor.

Se um produto não for fundamentalmente bom ou necessário, até o mais glorioso esforço de marketing do mundo estará fadado ao fracasso.

Conceito Básico: O produto pode ser um bem, um serviço ou uma idéia.

Conceito de Produto / Ciclo de Vida de um Produto

O ciclo de vida de um produto pode ser muito bem retratado por uma curva que cresce, se mantém e depois entra em declínio. É comum caracterizar o ciclo de vida de um produto em estágios: Introdução (produto é levado ao mercado pela primeira vez); Crescimento (demanda pelo produto aumenta); Maturidade (demanda nivela-se e as vendas são para reposição) e Declínio (Produto começa a perder atração para o consumidor e as vendas despencam).

Algumas considerações são importantes de se estender para aqueles que comercializam produtos:

a) Os produtos têm vida limitada.
b) As vendas são contingenciais.
c) Lucros credenciam a permanência do produto.
d) Produtos sobrevivem em função de estratégias.

Um problema crucial para os analistas de mercado é questionar quanto ao estágio de vida em que se encontra o produto. Um segundo desafio é antecipar-se às transições dos estágios:

a) Produto Existente – Como se pode determinar em que estágio o produto se encontra?
b) Novo Produto – Como e em que medida podem ser previstas a forma de crescimento e a duração de cada estágio?
c) Como as respostas do questionamento, acima podem ser eficazmente usadas?

Conceito de Produto / Extensão da Vida do Produto

Empresas interessadas em crescimento e lucros continuados devem encarar a extensão de vida do produto como uma atividade estratégica.

Para aumentar a vida de um produto é comum a utilização das seguintes práticas: buscar elementos que diferenciem o produto dos demais concorrentes (preço, características, composição, imagem); qualificar cada vez mais e melhor a força de vendas (pessoal envolvido com vendas); desenvolver uma política de treinamento contínuo; melhorar a comunicação do produto para o mercado; introduzir avanços tecnológicos na produção, nos mecanismos de venda e na distribuição; aproveitar eventos políticos, econômicos e sociais.

Conceito de Produto / Classificação do Produto

Os produtos podem ser classificados quanto a determinadas características:

a) Quanto à vida útil: durável e perecível.
b) Quanto à necessidade: necessário e supérfluo.
c) Quanto à demanda: elástico e inelástico.
d) Quanto ao comprador: industrial, comercial e de consumo final.
e) Quanto à tangibilidade: concreto (bem) e abstrato (serviço).

Conceito de Produto / Elementos do Produto

Os elementos básicos de um produto são:

Composição do Produto – Para se compor um produto precisa-se de matérias-primas, insumos, mão-de-obra, preço, custo, qualidade, comunicação, marca, embalagem, cor, pesquisa, rótulo, garantia.

Valor Agregado do Produto – O produto cresce em função de valores que se podem agregar ao mesmo, tais como: maior durabilidade, melhor serviço prestado, maior tempo de garantia, melhor utilização, melhor desempenho, melhor tecnologia de construção. Todo e qualquer valor que se agregue a um produto é traduzido por uma maior confiança do consumidor.

Valor Percebido no Produto – É muito comum usar-se artifícios, que se chamam apelos, para fazer com que o consumidor veja o produto de forma aumentada.

Produtos
1 – Cosmético
2 – Vitamina
3 – Bebida Alcoólica
4 – Vestuário

Apelos
1 – Beleza, Aparência, Preservação da Pele
2 – Saúde, Evita Doença, Maior Vigor
3 – Potência Sexual, Alegria, Descontração

Valor Empresarial do Produto – A empresa vê o produto sob determinados enfoques:

a) Enfoque Econômico – Oferta, Demanda, Custo.
b) Enfoque Financeiro – Lucro, Liquidez, Retorno.
c) Enfoque Operacional – Produção, Produtividade, Tecnologia.
d) Enfoque de Mercado – Consumidores Cativos, Vendas, Fatia de Mercado.

Conceito de Produto / Linha de Produtos

A linha de produtos é constituída por um grupo de produtos diretamente relacionados e que desemprenham funções similares. São vendidos aos mesmos grupos de consumidores, comercializados pelos mesmos canais ou vendidos dentro de uma faixa de preço específica.

Os gerentes de linha de produtos precisam conhecer as vendas e os lucros de cada item de sua linha, para determinar que itens devem ser desenvolvidos, mantidos, explorados ao máximo ou eliminados. Precisam também conhecer o perfil de mercado de cada produto. Muitas indústrias programam suas linhas de produtos para se tornarem desatualizadas num determinado período. A isto se dá o nome de obsolescência planejada, que existe em quatro formas:

Obsolescência Técnica – É aquela que resulta quando se fabrica um determinado processo já ultrapassado por questão de custo.
Obsolescência Adiada – É uma situação em que há disponibilidades tecnológicas, mas que não são introduzidas enquanto a demanda não declinar e os estoques não se esgotarem.
Obsolescência de Estilo – É a que ocorre quando a aparência física de um produto é modificada para fazer com que os existentes pareçam desatualizados.

Conceito de Produto / Padronização do Produto

A padronização é a ação de determinar limites (especificações) para os produtos com o intuito de atender melhor o mercado. A padronização é a aplicação de padrões em uma organização para obter uniformidade na redução de custo e aumento da eficiência (produtividade).

Padrão – É uma unidade de medida (ou modelo) adotada e aceita comumente como critério para avaliação de desempenho.

A determinação dos padrões visa dois aspectos básicos:

Aspecto Quantitativo – Os aspectos quantitativos referem-se a tamanho, peso (bruto e líquido), portabilidade, material da embalagem.

Aspecto Qualitativo – Os aspectos qualitativos referem-se a cor, sabor, aparência, validade para consumo, grau de amadurecimento.

A padronização oferece inúmeras vantagens, como, por exemplo: facilita o processo de compra e venda; minimiza custo e risco de manuseio; oferece proteção ao comprador; facilita a distribuição e o armazenamento; facilita o financiamento.

O controle dos padrões é realizado por fabricantes, intermediários, consumidores, governo, laboratórios e bolsa de mercadorias. Como é muito comum haver confusão entre padrão e protótipo, segue o conceito de protótipo.

Protótipo – É uma versão funcional de um determinado produto, produto este que não dispõe de todas as suas características, que estarão presentes em sua versão final.

Considerações sobre Planejamento do Produto

Embora o planejamento do produto vá ser tratado mais adiante, é possível que alguém ache fácil desenvolver um produto. Para estas pessoas recomenda-se que façam um questionamento preliminar, como:

a) Existe a necessidade do produto?
b) O produto pode ser criado?
c) Existem recursos disponíveis?
d) Marketing e finanças chegaram a um acordo quanto ao preço de venda?
e) O design atende ao mercado?
f) Podem ser feitos tantos protótipos quantos necessários?
g) Serão distribuídas amostras?
h) Há uma preocupação no estabelecimento de procedimentos que assegurem qualidade?

Sendo positivas as respostas ao questionamento acima, passe para a fase seguinte: Avaliar os produtos concorrentes; Analisar as necessidades e hábitos dos consumidores; Desenvolver um sistema de informações sobre o produto; Desenvolver idéias e formular inovações; Preparar para o produto as especificações de desempenho, desenho, características físicas, qualidade, prestação de serviço, segurança, embalagem, aparência; Determinar a quantidade ótima a produzir; Formular uma política de preços (descontos, volume, margem); Determinar a oportunidade de lançamento do produto; Buscar interação entre produção, marketing e finanças para a criação do portfólio do produto; Desenvolver programas e planos promocionais.

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Autor

Joaquim Fernandes é consultor de marketing com mais de 30 de experiência, sempre ajudando empresas a aumentarem suas vendas. Atuando nos últimos anos como analista de negócios sênior é responsável por estratégias de marketing dos clientes da Agência SI com foco em resultados através do método \”Marketing Simples e Inteligente\”.

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