Amaioria dos blogs, sites, livros de negócios (e escolas de negócios) presume que o leitor já sabe o que são empresas de sucesso, o que elas fazem e como funcionam — como se fosse a coisa mais óbvia do mundo. Não é. O mundo dos negócios constitui uma das áreas mais complexas e multidisciplinares da experiência humana e tentar compreender como as empresas funcionam pode ser uma tarefa intimidante, apesar de elas estarem por toda a parte.
As empresas de sucesso estão tão imbuídas na vida cotidiana que é fácil negligenciar o mundo dos negócios. Dia após dia, as empresas entregam o que queremos com rapidez, eficiência e com muito pouco estardalhaço. Olhe ao redor: quase todo bem material que o cerca neste exato momento foi criado e entregue a você por alguma espécie de empresa.
As empresas de sucesso criam e entregam sem alarde tantas coisas diferentes de tantas maneiras diferentes que fica difícil fazer generalizações: o que cidra de maçã e companhias aéreas têm em comum? Na verdade, até muita coisa — se você souber onde procurar. Veja como eu defino uma empresa:
Toda empresa de sucesso (1) cria ou fornece algo de valor que (2) as pessoas querem ou precisam (3) a um preço que elas estão dispostas a pagar de uma maneira que (4) satisfaça as necessidades e expectativas do comprador e (5) proporcione à empresa receita suficiente para que valha a pena para os proprietários manter as operações.
Remova qualquer um desses fatores — criação de valor, demanda do cliente, transações, entrega de valor ou lucros suficientes — e você não terá mais uma empresa. Cada um desses fatores é ao mesmo tempo essencial e universal.
À medida que desconstruía cada um desses fatores, eu descobria outros requisitos universais. Não é possível criar valor sem ter uma ideia do que as pessoas querem (pesquisa de mercado). Atrair clientes requer chamar a atenção deles e depois fazer com que eles se interessem (marketing). Para fechar uma venda, as pessoas devem confiar na sua capacidade de cumprir as promessas que fazem (entrega de valor e operações). A satisfação do cliente depende de exceder as expectativas (atendimento ao cliente). Lucros suficientes implicam ganhar mais dinheiro do que se gasta (finanças).
Nenhuma dessas funções é um bicho de sete cabeças, mas são sempre necessárias, não importa quem você seja ou em que negócio atue. Empenhe-se nessas funções e o seu negócio prosperará. Negligencie-as e você não se manterá por muito tempo no negócio.
Toda empresa de sucesso se sustenta fundamentalmente em dois fatores adicionais: pessoas e sistemas. Toda empresa de sucesso é criada por pessoas e sobrevive beneficiando outras pessoas de alguma maneira. Para entender como as empresas funcionam, você deve ter uma sólida compreensão de como as pessoas tendem a pensar e se comportar — como seres humanos tomam decisões, como eles agem de acordo com as decisões tomadas e se comunicam com os outros.
Avanços recentes nas áreas de psicologia e neurociência vêm revelando por que as pessoas fazem o que fazem e como melhorar o nosso próprio comportamento e como trabalhar com mais eficácia do que os outros.
Os sistemas, porém, são estruturas invisíveis que mantêm a coesão da empresa. Em seu núcleo, toda empresa é uma coletânea de processos que podem ser repetidos de maneira confiável para produzir um determinado resultado. Ao entender os fundamentos do funcionamento de sistemas complexos, é possível encontrar maneiras de melhorar os sistemas existentes, independente de se tratar de uma campanha de marketing ou uma linha de montagem automotiva.
Passei os últimos anos prestando consultoria em empresas de sucesso e também acompanhei e acompanho empresas que estão passando pelo processo em busca de processos que vão garantir a estabilidade que classifica uma empresa como sendo de sucesso.
Durante todos estes anos venho testando os princípios apresentados aqui com meus clientes e leitores. A compreensão e aplicação desses “ modelos mentais de negócios” os ajudou a começar a negociar com organizações de prestígio no mundo corporativo e acadêmico, aumentar a sua autoridade em seus respectivos mercados, abrir novas empresas e, em vários casos, percorrer todo o processo de desenvolvimento de produtos (da concepção à primeira venda) em menos de quatro semanas.
Esses conceitos são importantes porque funcionam. Você não apenas será capaz de criar mais valor para os outros e melhorar a própria situação financeira como também terá muito mais facilidade de atingir suas metas — além de se divertir mais ao longo do caminho.
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