Como apagar uma avaliação falsa no Google Meu Negócio

Como apagar uma avaliação falsa no Google Meu Negócio

Avaliação falsa no
GOOGLE MEU NEGÓCIO

Eu trabalho desde 1998 com marketing digital e desde 2000 com marketing de busca e sempre enfrentei situações complicadas tanto em ações no Google Adwords quanto em ações de SEO, mas recentemente recebemos inúmeras solicitações de orçamento e pedidos de ajuda para remover AVALIAÇÕES FALSAS do PERFIL DO GOOGLE MEU NEGÓCIOS das mais diversas empresas e nichos de mercados.

Eu vi de quase tudo, clientes mal intencionados, concorrentes usando perfil fake pra inserir avaliações falsas, outras vezes pessoas que não tiveram relação nenhuma com a sua empresa e inseriram uma avaliação falsa, pessoas sem conhecimento de informatica que confundiram sua empresa com outra empresa, até mesmo comentários falsos feitos por ex-funcionário, filho rebelde e ex-esposa, enfim, muita gente postando reviews falsos em perfis de empresas no GOOGLE MEU NEGÓCIO e prejudicando o nome de empresas e denegrindo a imagem da marca.

Podemos constatar que ser alvo de uma avaliação falsa no Google Meu Negócio pode acontecer a qualquer momento com qualquer empresa. Um número cada vez maior de empresas já experimentaram está horrível sensação de injustiçamento.

Devemos ter em mente que o GOOGLE MEU NEGÓCIO é uma plataforma colaborativa e aberta ao público, receber avaliações e comentários falsos ou simplesmente maldosos não raramente vai acontecer.

O foco desse artigo é tratar das avaliações falsas, um bom exemplo são os casos do Yelp e da Amazon que processaram produtores de comentários falsos, e eu gostaria de ressaltar que em Nova York, o Procurador Geral do Estado ajuizou ação contra 19 empresas sediadas envolvidas nestas práticas, em 2013. Aqui no Brasil eu não consegui informações de processos, ações movidas contra empresas e pessoas que fazem comentários falsos no GOOGLE MEU NEGÓCIO, se você que está lendo este artigo, tiver conhecimento de algum caso por favor compartilhe nos comentários.

Até hoje pelas informações coletadas em nossa pequisa, os procedimentos legais não inibiram pessoas mal intencionadas de escrevem comentários falsos, nada se sabe sobre multas de grande valor, aquelas multas relevantes mesmo, mas isso não quer dizer que juridicamente, como proprietário de uma empresa, não exista um ferramentas legais para reagir a esses abusos.

Apagar um comentário falso ou com spam do perfil do GOOGLE MEU NEGÓCIO é realmente trabalhoso. Mas é importante seguir o passo a passo para remover os falsos comentários e avaliações mentirosas, mesmo sem garantias que as resenhas sejam removidas pelo GOOGLE MEU NEGÓCIO.

ATENÇÃO: NÃO REMOVA avaliações negativas que tenham fundamento, aproveite as avaliações negativas para identificar falhas e oportunidades de melhorar o que pode ser melhorado no seu negócio. Lembre-se que o Google tem uma política própria para julgar conteúdos falsos ou impróprios.

As políticas se aplicam a todos os formatos postados em suas plataformas, incluindo avaliações, fotos e vídeos. O conteúdo que não atender a esses critérios não será publicado ou será avaliado individualmente, caso reportado ao Google.

De acordo com a política do GOOGLE MEU NEGÓCIO, todos os conteúdos devem refletir a experiência real no local e não devem ser postados apenas para manipular as classificações de um local. É expressamente vedado postar conteúdo falso, o mesmo conteúdo várias vezes ou conteúdo do mesmo local usando várias contas.

Leia também O que é Google Adwords?

Como apagar uma AVALIAÇÃO FALSA no GOOGLE MEU NEGÓCIO

Sinalizar avaliações inadequadas

Avaliações que violam as políticas de comentários do Google podem ser removidas das fichas de empresas do Google Meu Negócio. Veja as instruções abaixo para sinalizar um comentário inadequado na sua ficha.

Antes de começar

Confira a política. Sinalize somente comentários que violam as políticas do Google. Não sinalize um comentário simplesmente porque você discorda ou não gosta dele. O Google não se envolve em situações nas quais comerciantes e clientes discordam sobre os fatos, porque não há uma forma confiável de identificar quem está certo quanto a uma determinada experiência do cliente. Leia a política antes de sinalizar uma avaliação.

Seja paciente. Pode levar alguns dias para que um comentário seja analisado.

Observação: não é possível sinalizar avaliações de hotéis de terceiros. Para sinalizar esse tipo de avaliação, clique no nome da pessoa que a escreveu e acesse o site do fornecedor terceirizado para entrar em contato diretamente com ele. Quando a avaliação for removida / alterada no site em questão, as alterações serão refletidas no perfil da sua empresa no Google Maps.

Se você suspeitar que uma avaliação viola as políticas de comentários do Google, sinalize-a para remoção. Ela será verificada e possivelmente removida da ficha da sua empresa.

Sinalizar uma avaliação no Google Maps

  1. No computador, abra o Google Maps.
  2. Encontre a ficha da sua empresa.
  3. Localize o comentário que você quer sinalizar.
  4. Clique em Mais Mais e Sinalizar como impróprio.

Sinalizar uma avaliação na Pesquisa Google

  1. No computador, acesse o Google.
  2. Encontre a ficha da sua empresa.
  3. Clique em Avaliações.
  4. Localize o comentário que você quer sinalizar.
  5. Posicione o cursor sobre a avaliação com estrelas.
  6. Clique em Sinalizar como impróprio . Em seguida, explique o tipo de violação denunciado.

Detecção de spam

O Google usa medidas de detecção automática de spam para remover avaliações que provavelmente se enquadrem nessa categoria. Embora comentários legítimos algumas vezes acabem sendo removidos inadequadamente, essas medidas de prevenção contra spam ajudam a melhorar a experiência das pessoas no Google porque garantem que as avaliações exibidas sejam autênticas, relevantes e úteis.

FONTE: GOOGLE SUPORTE

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.