Marketing para Arquitetos e Escritórios de Arquitetura


Marketing para Arquitetos e Escritórios de Arquitetura

Ajudamos Arquitetos e Escritórios de Arquitetura a atrair o CLIENTE IDEAL, aquele que entende o VALOR do serviço e tem potencial para comprar por um preço maior, ficar satisfeito, indicar para outros consumidores e comprar outras vezes da sua empresa.

As novas ferramentas de marketing na Internet como por exemplo o Inbound Marketing que tem seus principais pilares no Marketing de Busca(SEO e Google Ads), Marketing de Conteúdo (criação planejada de fotos, vídeos e textos para o público-alvo) e Redes Sociais (Gestão estratégica do Instagram, Facebook, Youtube, etc.) tornaram-se FUNDAMENTAIS para Arquitetos e Designers de Interiores aumentarem sua autoridade e notoriedade diante do público-alvo.

criação de estratégias e implantação de rotinas de marketing com foco na captação de clientes para arquitetos e escritórios de arquitetura.

Porque o Marketing de Conteúdo ganhou tanta notoriedade entre Arquitetos, Escritórios de Arquitetura e Designers de Interiores?

Dados retirados das estatísticas do relatório anual fornecido pelo Think With Google:

93% dos processos de compra começam com uma busca online.
94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos.
68% de todos os cliques da busca orgânica vão para os primeiros três resultados.
75% dos usuários nunca passam da primeira página do resultado de busca.
80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.
Ou seja, as pessoas estão online, pesquisando online e comprando ON e OFF line. E se você não está fazendo marketing digital, pode ter certeza que outros arquitetos e designers de interiores estão.

A pergunta é: você quer que os possíveis clientes achem outros escritórios ou o seu?

Ótimo. Se você quer ser achado online e já percebeu a importância do marketing para arquitetos e escritórios de arquitetura continue lendo esse texto onde descrevo o passo a passo que utilizamos em nossos projetos de consultoria de marketing para arquitetos e escritórios de arquitetura.


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Como funciona a Consultoria de Marketing para Arquitetos e Escritórios de Arquitetura?

Passo 1 – Em uma vídeo conferencia sanamos todas as suas dúvidas e coletamos informações fundamentais para emissão do orçamento que será enviado por e-mail, documentamos o posicionamento e situação atual do seu negócio e como amostra do nosso trabalho apresentamos um resumo do que pode ser feito para melhorar.

A importância de entender a situação atual de marketing do seu negócio é para que possamos estimar o quanto o nosso método e nossas soluções de marketing podem alavancar o seu negócio, em alguns casos nos ajuda a identificar que o marketing digital de determinada empresa já está em um grau de maturidade em que não há muito o que podemos fazer para melhorar.

Percebemos ao longo dos 21 anos prestando consultoria de marketing que temos muito mais prazer e realização profissional atendendo empresas que estão despreparadas, defasadas quando o assunto é marketing digital, porque nestes casos a transformação gerada através do nosso trabalho e expertise transferida da Agência SI para os nossos cliente é grande, a diferença pra melhor é nítida.

Documentando o ponto atual que o marketing da sua empresa está hoje, conseguimos mensurar de forma clara os resultados da consultoria e ações de marketing realizadas.


Passo 2 – Após aprovação do orçamento agendamos a reunião para troca de contratos assinados, entrega dos boletos bancários, alinhamento do briefing, apresentação do cronograma de serviços, treinamento básico do aplicativo que usamos para organização e acompanhamento do desenvolvimento do projeto, importante para o controle de prazos.


Passo 3 – Pesquisar e definir o perfil do CLIENTE IDEAL e documentar na pasta do projeto, nesta etapa é importante ter muito bem definido o POSICIONAMENTO DE MERCADO do Arquiteto ou Escritório de Arquitetura.


Passo 4 – Definir as etapas da JORNADA DE COMPRA DO CLIENTE IDEAL, esta etapa é fundamental porque é neste momento em que vamos definir quais são as informações e conteúdos mais procurados por consumidores que tem o perfil de CLIENTE IDEAL.

O conteúdo define a audiência e a assertividade nesta etapa é importantíssima!


Passo 5 – Com a JORNADA DE COMPRA do CLIENTE IDEAL definida teremos em mãos as palavras-chaves que devem ser usadas para anúncios em links patrocinados GOOGLE ADS e qual conteúdo deve ser produzido para as estratégias SEO para posicionamento do site nos resultados orgânicos (não patrocinados/pagos) dos mecanismos de buscas como o GOOGLE, BING e outros.

Nesta etapa vamos configurar os anúncios no GOOGLE ADS, desenvolver as páginas de captura de leads (potenciais clientes) e fazer a redação e publicação de textos para as ações de marketing de conteúdo e implementar as estratégias de SEO otimizando os textos para um posicionamento de destaque nos resultados orgânicos em sites de pesquisa como GOOGLE, Bing e outros.

Com essas primeiras ações de marketing que são os anúncios no GOOGLE ADS e a publicação de textos (SEO) para os sites de busca, começamos oficialmente atrair potenciais clientes para o seu site.


Passo 6 – Monitorar e Mensurar os resultados. Configuração das ferramentas de análise do Google Ads, Google Analytics e Google Search Console análise e emissão dos relatórios do GOOGLE cruzando com as informações do departamento comercial do escritório de arquitetura.


Passo 7 – Seleção e configuração das melhores ferramentas de marketing para arquitetos e escritórios de arquitetura, treinamento de colaboradores.

Nesta etapa vamos criar atrativos para que os potenciais clientes cadastrem-se no site o que nos permite a iniciar o processo de NUTRIÇÃO DE LEADS com informação de qualidade o que aumenta a taxa de conversão de projetos contratados.

A publicação de conteúdo relevante e de valor para os potenciais clientes, aumenta a autoridade do arquiteto ou escritório de arquitetura diante destes clientes tornando o Arquiteto uma referência para o nicho de mercado que atua.

Quanto melhor o conteúdo, maior a percepção de VALOR do potencial cliente com relação serviço oferecido.

IMPORTANTE:

PREÇO é racional, objetivo. Todos que veem um preço em uma etiqueta falam o mesmo número, ou seja, concordam que o preço é o que está escrito na etiqueta.

VALOR é emocional. O cliente “sente” que pagaria ATÉ um determinado preço. É algo subjetivo, cada um atribui um determinado valor, dependendo de suas próprias necessidades e desejos.

Nesta etapa começamos a converter os leads em clientes apaixonados por sua marca e seu trabalho.


Passo 8 – Entrega do manual de rotinas e procedimentos de marketing aos colaboradores e gestores do escritório de arquitetura. O manual (passo a passo) explica como continuar o trabalho implantado durante a consultoria da Agência SI.

O processo de consultoria tem duração de 12 meses e no final você tem a opção de realizar os processos de marketing internamente ou contratar a Agência SI para ser o seu Depto. de Marketing, afinal de contas mais do que uma “simples mãozinha” nós somos o braço direito em marketing digital de muitas empresas e profissionais liberais.