O que é Rollout

O que é Rollout?

Rollout é uma palavra do idioma inglês formada por “roll” (rolar) e “out” (fora), tendo como tradução literal “rolar para fora” ou “desenrolar”.

Rollout é um termo bastante utilizado para o desenvolvimento de uma tecnologia ou a implementação de uma nova política empresarial. Como muitos outros termos ingleses aplicados a sistemas e processos não só no Brasil, mas em diversos países do mundo, rollout pode indicar a introdução ou o lançamento de um novo produto ou serviço. Em algumas ocasiões, o rollout é um processo de lançamento de algum produto, utilizando uma campanha publicitária específica, com estratégias de marketing voltadas exclusivamente para o novo produto.

PUBLICIDADE

Muitas vezes, erroneamente, o termo rollout acaba sendo usado para considerar um processo de distribuição, principalmente em virtude de campanhas publicitárias, mas não se atém somente a isso.

O rollout pode ser também o processo de desenvolvimento de novas tecnologias, ou ainda um projeto de migração, ou “rolagem”, da solução de negócio de uma determinada empresa que possua um sistema ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, para outra, que não tenha esse sistema.

Um exemplo disso é a incorporação de uma empresa que não tenha um sistema ERP de gestão por outra que já é controlada e gerenciada por um software específico. Isso cria um processo de rollout, em que a empresa não gerenciada pelo ERP deve ser adaptada ao sistema, com os estudos e implantação do programa para um completo gerenciamento grupal.

Rollout também pode ser um rollout de equipamentos, quando se faz investimentos em máquinas mais avançadas para melhoria do desempenho empresarial.

Em informática, o rollout é o nome do programa usado em projetos SAP, de gestão, consistindo em alterações na plataforma, nas adaptações dos programas, ajustes em outras plataformas, realizações de testes unitários e integrados, treinamento de usuários, gestão de mudanças e todas as atividades para a adaptação à nova versão do software.

Autor

Joaquim Fernandes é consultor de marketing com mais de 30 de experiência, sempre ajudando empresas a aumentarem suas vendas. Atuando nos últimos anos como analista de negócios sênior é responsável por estratégias de marketing dos clientes da Agência SI com foco em resultados através do método \”Marketing Simples e Inteligente\”.

Siga-nos

Receba dicas de Marketing no seu e-mail!

favicon agsi

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp