Pesquisa e análise da concorrência. De olho na concorrência!

Pesquisa e análise da concorrência.  De olho na concorrência!

Pesquisa e análise da concorrência

A pesquisa e análise da concorrência pode parecer uma atividade de simples imitação,
mas não é (ao menos não inteiramente). Trata-se de entender o que sua concorrência
está fazendo, por meio de exame de suas estratégias de palavras-chave e criação de
links, enquanto descobre seus pontos fortes e fracos. Em resumo, você tentará entender
o que causa a classificação atual de seus competidores. Outra opção é contratar uma empresa ou profissional em análise de negócios com foco em SEO, hoje tem se popularizado o termo “business hacker” que descreve aquela pessoa que olha um modelo de negócio e vai fundo no entendimento da sua dinâmica. Assim o “business hacker” consegue reconhecer pontos de avanço, pontos de quebra e possibilidades de crescimento, e dessa forma compreende como todos esses elementos podem se conectar da forma mais eficiente possível.

Essa atividade “Pesquisa e análise da concorrência” pode compreender elementos de emulação, mas o que você está realmente tentando fazer é ser melhor do que seus concorrentes. Ser melhor (em um sentido geral) significa fornecer um site com maior valor e melhor percepção. No sentido de estratégias de inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO (Otimização de Sites), significa entender tudo que contribui para a classificação de seus competidores.

Durante a realização da pesquisa sobre seus concorrentes, será bom examinar suas atividades no passado e presente (Documentar de forma clara essas informações é importantíssimo), bem como implementar meios de monitorar suas atividades futuras. Ainda que muitas ferramentas estejam disponíveis para uso no aprendizado sobre seus concorrentes, para a maior parte do serviço você poderá se satisfazer com as ferramentas gratuitas disponíveis. Está série de artigos enfatiza as ferramentas gratuitas e a pesquisa que você poderá utilizar em seu trabalho.

Como encontrar seus concorrentes

Antes de poder analisá-los você tem de saber quem é sua concorrência. Como fazer
para encontrar seus maiores concorrentes? Um meio é encontrar sites que oferecem
ranques para suas palavras-chave almejadas. Os sites que forneçam produtos ou
serviços similares aos seus são seus concorrentes.

Entretanto, há um porém quando confiamos apenas no critério das palavras-chave. Como
sabemos se estamos almejando as palavras-chave certas? E se estivermos desperdiçando palavras importantes? Você poderia estar começando no caminho errado. Isso faz com que seja ainda mais importante que você faça uma pesquisa de palavras-chave correta.
Nenhuma ferramenta ou atividade será perfeita. Você tem de começar de algum ponto.

Quando iniciar sua pesquisa da concorrência, quase sempre será melhor começar com sua
concorrência local. Visite web sites, blogs e lojas virtuais de empresas locais em seu nicho de mercado para encontrar potenciais concorrentes. Pesquise nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e nas redes sociais, Facebook, Instagram, Linkedin e nos compartilhadores de vídeos como Youtube e Vimeo, o seu produto ou serviço seguido do nome do seu bairro, município e estado.

Utilize sua versão local do Google para encontrar competidores em sua região que utilizem as mesmas palavras-chave almejadas por você. Também visite o Google Meu Negócio para encontrar anunciantes locais.

Você também pode usar ferramentas gratuitas como o Facebook Audience Insights para obter insights de público e até mesmo outras ferramentas do Facebook Business, outra ferramenta gratuita é Google Keyword Planner que através dos resultados de palavra-chaves nos ajuda a encontrar mais concorrentes em seu nicho. Tome nota de suas descrições e análise as palavras-chave que utilizam nestas descrições. Crie uma lista de seus 10 a 20 principais concorrentes locais.

Caso tenha concorrentes globais, veja se pode aprender algo a partir de sua presença on-line. Focar apenas em seus competidores locais pode ser um equívoco, especialmente se você fornecer produtos e serviços globais.

Mesmo que seus negócios e clientes sejam locais, você ainda poderá aprender dicas de seus equivalentes globais. É bem provável que alguém esteja fazendo algo similar em seu
ramo em algum outro lugar do mundo. Crie uma lista de 10 a 20 concorrentes globais.

Você também pode encontrar sua concorrência utilizando uma variedade de ferramentas on-line. Nos próximos artigos, exploraremos as várias ferramentas e métodos que podem auxiliá-lo na identificação de seus concorrentes.

Faça como alguns milhares de empreendedores cadastre-se e receba por e-mail ou whatapp nossos Insights de Marketing, sugestões sobre pesquisa e análise da concorrência, dicas de ferramentas, tutoriais passo a passo, vídeo aulas e webnários, esperamos com esse conteúdo transformar positivamente a vida do maior número de pessoas, nos tornando colaboradores no crescimento do maior número de empresas no Brasil.

Empreendedores que gostaram deste artigo leram também:
– Empresas de sucesso! Conceitos de empresas bem sucedida

POR FAVOR AJUDE-NOS A REALIZAR ESSE SONHO, DEIXE SUAS DÚVIDAS, NOS COMENTÁRIOS E SEMPRE QUE POSSÍVEL EU VOU RESPONDER AQUI NO BLOG, POR E-MAIL OU WHATSAPP.

Curta nossa fanpage e siga-nos no Facebook:
www.facebook.com/agenciasi

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.