Marketing para arquitetos e escritórios de arquitetura

Marketing para arquitetos e escritórios de arquitetura

A atitude mais perigosa que arquitetos e escritórios de arquitetura podem tomar é não manter um plano de marketing visando a prospecção de novos clientes diariamente.

Uma das patologias mais constantes identificadas nos diagnósticos de consultoria de marketing é o fator de arquitetos e escritórios de arquitetura deixarem para prospectar novos negócios quando lhes faltam clientes.

Independente de estarem cheio de clientes, os #arquitetos e escritórios de arquiteturas devem ter processos de marketing bem definidos e implementados para criação e gestão de uma fila de espera para projetos e também uma lista de potenciais clientes.

Uma lista de potenciais clientes é formada por leads (potenciais clientes) que ainda não chegaram ao ponto de amadurecimento para fechar o negócio, muitas vezes por não ter informações suficientes para compra do projeto, é importante frisar que estes clientes estão agora mesmo procurando por informações fundamentais para sua decisão de compra em mecanismos de busca, redes sociais e sites de compartilhamento de vídeos. Pare e reflita por um minuto, estes clientes encontram essas informações através de suas redes sociais ou em seu web site?

Forneça informação útil, tenha sempre em seus materiais de apresentação e divulgação conteúdo que leve o cliente a reconhecer a sua autoridade e expertise no assunto.
Conteúdo de qualidade aumenta a percepção de valor dos seus serviços e soluções diante do seu público-alvo.

Conteúdo permite você relacionar-se de forma sadia e inteligente com suas listas de target, e o mais importante, fornecendo informação, educando o seu público você gera valor e transformação na sociedade e o prêmio por pensamentos e atitudes nobres é o troféu chamado RECONHECIMENTO!

PARA QUEM CONSTRUIU A “CASA” DE PALHA
Caso você arquiteto ou gestor de um escritório de arquitetura que infelizmente ainda não tem estratégias e processos de marketing bem definidos e a falta ou possível falta de clientes o preocupa separei algumas dicas estratégicas para ações de marketing de conteúdo, afinal se a grana está curta o investimento pode ser o menor para que você possa começar a atrair a atenção do seu mercado e aumentar a sua autoridade diante do público-alvo.

Marketing de Conteúdo deve ser a estratégia principal para alavancar seu negócio em arquitetura, a principal dica de marketing para arquitetos e escritórios de arquitetura que apresento em sessões de consultoria e palestras é qual conteúdo produzir e disseminar para não perder tempo e gerar resultados reais.

Qual conteúdo arquitetos e escritórios de arquitetura devem produzir e disseminar?
Comece postando nas redes sociais ou em seu site conteúdo que ensine algo de valor para o seu público-alvo (obs.: algumas vezes vou me referir a público-alvo como “audiência”) , afinal de contas os tempos são outros e devemos levar em consideração que a sua audiência não são mais consumidores ou target e sim pessoas, e pessoas gostam de conversar com pessoas.
Mantenha o foco em produzir conteúdo que gere valor para a audiência que vai encontrar este conteúdo nos resultados dos mecanismos de busca como o GOOGLE, Bing em seu site, blog ou redes sociais.
Lembre-se imagens para arquitetura literalmente falam mais do que mil palavras, mas informação escrita, informação de qualidade indexam na primeira página do google e geram milhares de visitas ao seu web site ou perfis de redes sociais de uma audiência que está buscando informações para comprar os seus serviços e soluções.
Você pode postar projetos premiados, cases de sucesso, certificados e até usando o bom senso alguma coisa pessoal, afinal de contas as primeiras teses (das 95 teses) do Manifesto Cluetrain são:
1- Mercados são conversações.
2- Mercados consistem em seres humanos, não setores demográficos.
3- Conversações entre seres humanos parecem humanas. Elas são conduzidas em uma voz humana.
4- Quer seja transmitindo informação, opiniões, perspectivas, argumentos ou apartes, a voz humana é tipicamente aberta, natural, sincera.
5- As pessoas se reconhecem como tal pelo som desta voz

Lembre-se sempre em manter o foco em educar a audiência, entregue-se, compartilhe conhecimento, gere valor e transforme a sociedade e a realidade ao seu redor.

Outra reflexão importante, se você ainda não se preocupa com o conteúdo leve em consideração que os seus concorrentes estão se posicionando ou já se posicionaram com relação a realidade deste novo cenário, invista em pesquisa e análise da concorrência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Mercados em rede estão começando a se auto-organizar mais rápido que as empresas que os têm tradicionalmente servido. Graças a web, mercados estão se tornando melhor informados, mais inteligentes, e demandando qualidades perdidas na maioria das organizações.

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